terça-feira, 22 de maio de 2012

Mulheres e o alcoolismo

Mulheres estão bebendo cada vez mais
Qua, 02/05/2012
fonte : Vila Equilíbrio

Nunca a mulher bebeu tanto. Há 20 anos a proporção de mulheres que bebiam era de uma para cada sete homens. Mas no ano passado, um estudo realizado pelo CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool constatou que este índice se igualou : 1 para 1.
Marta Jezierski, diretora do Cratod - Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, acredita que homens e mulheres bebem por motivos diferentes. O homem associa bebida à festa, à alegria de viver. Já a mulher relaciona o álcool a alguma tragédia. "Ela bebe por conta da perda do marido ou da morte de um ente querido".
Já Camila Magalhães Silveira, psiquiatra e coordenadora do Cisa, acha que os conceitos não são tão díspares assim. "O homem realmente bebe com os amigos por farra. Mas o público feminino tem bebido tanto para conseguir enfrentar problemas como por pura farra também". Independente do motivo que leva as mulheres a se sentirem mais atraídas pela bebida, o fato é que elas sofrem muito mais com as ações dessa substância do que os homens.
Marta explica que há diferença entre o organismo feminino e o masculino. As mulheres são mais sensíveis e ficam alcoolizadas mais rapidamente. "Se os dois beberem uma cerveja, a mulher ficará bêbada primeiro, porque possui menos quantidade de aldeído desidrogenase do que o homem, enzima localizada no fígado que metaboliza o álcool no organismo", alerta. Camila completa: "A mulher também tem mais gordura e menos líquido no corpo, o que faz com que o álcool fique mais tempo em sua forma pura."
A diretora do Cratod lembra ainda que a bebida torna a mulher mais suscetível a doenças inflamatórias e abrevia o surgimento de doenças, como problemas na tireóide e câncer de mama. "Se ela ia ter essas doenças aos 50 anos, terá com 30". Dra. Camila acrescenta afirmando que o álcool causa prejuízos em vários órgãos, como coração, estômago, sistema digestivo, urinário e também reprodutivo. "A dependência do álcool causa o envelhecimento precoce, arritmia cardíaca, depressão, doenças gástricas e do fígado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário